quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

FILOSOFIA # TEORIAS & CONTEXTOS


FILOSOFIA

* Teoria

A filosofia surgiu nos séculos VII-VIa.C. nas cidades gregas situadas na Ásia Menor.Começa por ser uma interpretação des-sacralizada dos mitos cosmogônicos difundidos pelas religiões do tempo. Não apenas de mitos gregos, mas dos mitos de todas as religiões que influenciavam a Ásia menor. Os mitos foram segundo Platão e Aristóteles, a matéria inicial de reflexão dos filósofos. Eles tornaram-se num campo comum da religião e da filosofia,revelando que a pretensa separação entre esses dois modos do homem interpretar a realidade não é tão nítida como aparentemente se julga.

* Contexto

Tem-se, com a comunicação, o objetivo de apresentar os principais alcances da pesquisa sobre a compreensão filosófica do ceticismo nos temas do cotidiano, tais como amor, sociedade, política e
espiritualidade e seu impacto no mundo.



CHARGES / IMAGENS





3 comentários:

  1. Acesse:http://filosofiasempreviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A filosofia hoje não deve ser só a retratação histórica da filosofia, uma delimitação dos ideais filosóficos em conceitos como os que vemos nas escolas deixaria Aristótelis numa furia ou num descaso tipicamente helênicos. realmente, como diz a charge, a renovação do conceito de ser, tanto de existir como do ser em si, é essencial, ainda mais que vivemos em sociedades infelizes e completamente confusas em relação a quem são e por que o são. A filosofia só é respeitada quando viva, e ativa, se não é só comentário.

    ResponderExcluir